quinta-feira, 23 de abril de 2009

A oposição

Esquerda, direita, centro, qual a sua posição política? Qual a real diferença entre um extremo e outro? Seria somente um resquício da Guerra Fria, onde o mundo se tornou bipolar e o comunismo e capitalismo se atracavam? Constatar isso pode até ser útil, mas mais importante ainda é observar que ao longo de toda história da humanidade, seja ela debaixo de um governo monárquico ou democrata, sempre houveram os oposicionistas.

Sim, aqueles caras chatos que refutam e criticam tudo o que a grande maioria (ou os que tem poder) fazem, são os que em tese mais contribuem para o pensamento humano, não porque fizeram algumas poucas mudanças mas porque questionaram, permitiram a dúvida do obviamente correto. No entanto, na política brasileira, por que não dizer na política capitalista, o que ocorre é a visão única dos próprios interesses. Enquanto a oposição tem um papel instigante pelo fato de trazer a discussão sadia e a visão global de interesses, ela cumpre seu papel, quando, porém os oposicionistas discordam somente por discordar, atrasam o avanço do pensamento somente por que tem problemas pessoais com quem propôs a idéia.

Essa imbecilidade não é mal vista por alguns por que não traz prejuízos imediatos. Na dita Era da Informação, somente o que te traz prejuízos a curto prazo pode ser considerado desvantagem. Se algo tiver consequência para um futuro de longo prazo, esse futuro provavelmente será incerto.

O dito atraso na política é marcado basicamente por picuinhas entre oposição e o governo, ninguém pensa que está representando o povo, colocam os interesses pessoais em primeiro lugar, os interesses partidários em segundo e de vez em quando pensam que tem de agradar o eleitorado. No fim das contas, tudo não passa de um mero jogo visando o próprio umbigo. Um teatro seria a melhor definição para o tragi-cômico espetáculo que sempre foi a política em essência. O pior de tudo talvez seja o fato de que os atores dessa peça, além de interagirem uma única vez a cada quatro anos com a platéia, cobram os ingressos com preços absurdos. A oposição atualmente somos nós mesmos, lutando para que o roteiro desse filme seja mudado.

Creditos ao raphael, autor do texto.
Fonte: http://rapensando.blogspot.com

Nenhum comentário: