quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Recuperação do ser humano

Recuperação do ser humano

Aos meus olhos não tenho lentes e nem binóculos, mas procuro observar o mais profundo e com maior atenção possível tudo que vejo ocorrer nessa terra de tupiniquim chamada Brasil. Procuro olhar cada fenômeno e cada manifestação social que me rodeia. Como guerreiro cidadão sobrevivendo a selva de pedra do Nordeste faço a minha correria cheia de leva e traz, não desmerecendo os meus similares e as dificuldades alheias, pois sei que cada um tem suas obrigações, desejos, frustações e objetivos.
Então, semana passada um parceiro meu me emprestou o DVD do grupo “ Detentos do rap” e é justamente dele que vou falar hoje.
Pra quem não sabe Detentos do rap é um grupo que teve sua formação dentro do maior presídio ( penitenciaria ) da América Latina, Carandiru. Hoje o presídio já não existe e já vi reportagens de pessoas que passaram por lá e eles dizem que aquele lugar era um verdadeiro inferno, onde o ódio, maldade e tudo que é ruim reinavam naquele local ( o próprio filme Carandiru deixa claro o que estou falando! ). Ou seja, aquele sistema carcerário era totalmente falido para suas verdadeiras funções que seria RECUPERAR o ser humano. Então meus amigos, atualmente é quase impossível acreditar que seres humanos sejam recuperados dentro de uma cadeia, pois a mesma não oferece cultura e conhecimento para que eles reestruture suas vidas e volte para a própria sociedade que os condenou. O que se ver? Celas com 80 presos quando na verdade só cabe 20, mulheres sendo colocadas em celas de homens, como aconteceu no Pára e rebeliões de presos, ou seja, o sistema com seu descaso ( estado ) está plantando somente ódio e o que vão colher? Raiva, ódio e uma par de homicidas, pois essa é a lógica, a lei da natureza “ Se colhe o que se planta ”. Não estou aqui defendendo “ bandido ”, mas acredito na recuperação do ser humano e sempre vou acreditar.
E assistindo aquele DVD dos detentos tive a oportunidade de comprovar como Deus é maravilhoso e como a música resgatou os integrantes do grupo. Na época (2004) o grupo era formado por Mano Reco( hoje Mano Reco tem um trabalho gospel com musicas que tocam o coração das pessoas!), Mano Rony e seus Djs. Em suas músicas eles mostrava como era o dia-a-dia na detenção, denunciava o sistema e relatava suas esperanças, seus propósitos e seus objetivos. No DVD duas músicas ganham destaques, a primeira é “Apenas mais um” que tem um propósito de liberdade. De mostrar o valor da liberdade. A outra é “Baseado em fatos reais” que narra uma história real e comovente.
Enfim caros leitores, comprovei que o “homem” pode ser recuperado mesmo que ele tenha feito muitas atrocidades, a saída se encontra em entregar o seu coração a Deus como disse Mano Reco. Basta também que dentro dos presídios ocorra um processo de auto-estima, de cultura e de conhecimento. Pois lá dentro é uma escola.
E para terminar vou postar um texto escrito por Junior Barreto, na qual é intitulado “Objetivo da ética humana” o texto trata em ressaltar a busca da felicidade e o valor da verdadeira liberdade. Boa leitura!


Objetivo da ética humana
Por: Junior Barreto

O ser humano move-se ao encontro da felicidade. Procuramos a satisfação de inúmeras formas, seja com um bem material, uma realização profissional ou qualquer outro modelo de desejo. Em todo objetivo encontramos algo em comum: a busca de maior expressão que é sermos felizes.
Mesmo uma ação indevida é mediada pelo que seria melhor naquele momento, ou seja, visando um ato benéfico.
Somos formados de inúmeros sentimentos e emoções, dos quais são conduzidos pela razão ao encontro de nosso objeto de desejo.
Em uma sociedade moderna, esse ideal está cada vez mais condicionado a fatores coletivos, do bom convívio com o semelhante. E é neste conflito do ser individual com o coletivo que podemos detectar os diferentes caminhos para obtenção da felicidade. O que torna o ser humano diferente dos outros seres é a possibilidade de fazermos escolhas, de planejar as próprias ações.
O poder de raciocínio ganha dimensão com a filosofia, que nos ajuda a pensar sobre a própria vida. Aristóteles foi um dos primeiros pensadores filosóficos a falar na ética, dedicada a pensar as ações humanas e os seus fundamentos.
Essas escolhas com o auxilio do pensamento sobre as ações nos remetem ao que determinamos como liberdade. Dessa liberdade foi criada a lei, que rege o exercício da liberdade.
Atualmente o ser humano vive em constante conflito com o princípio de sua existência: o não matar!
Se existe em nossa sociedade homicídios, assassinatos, extermínios realizados pelo próprio ser humano ao seu semelhante, existe também um desrespeito à lei, que rege o exercício da liberdade. Encontramos uma ação inversa ao propósito humano.
Essas ações moveram o ser humano ao desenvolvimento de diversas normas, estatutos e criações de instituições públicas e privadas a fim de garantir a segurança do indivíduo.
Porém temos no decorrer da história inúmeros casos em que essas instituições foram severamente desrespeitadas, como por exemplo: rebeliões em presídios pelo país e fuga de detentos das penitenciárias. Essas são as situações que, em um momento e outro, presenciamos nos noticiários nacionais.
O que precisamos para que encontremos a felicidade, mesmo que tenhamos uma segurança pública que caminhe em perfeita harmonia com os direitos humanos, é que sejamos cidadãos menos gananciosos e mais conscientes da necessidade em valorizar e preservar a vida humana, auxiliando o próximo, respeitando o seu semelhante, as suas diferenças, sem que haja a necessidade de tirar a vida do outro devido à disputa por tomada de poder. Um povo justo e fraterno é formado sem que haja a necessidade do derramamento de sangue. Desta forma estaremos respeitando a si mesmo, ao próximo, às leis que foram estabelecidas para assegurar o exercício da nossa liberdade e, consequentemente, ampliando as nossas possibilidades de felicidade, que é o maior objetivo de todo ser humano.

Um comentário:

Anônimo disse...

olha eu aqui parceiro. !!!


pow é verdade todos podem mudar independente do seu passado,..

mais uma recuparação ond ond assassinos fikam juntos de pessoas com delito menosr !!


ai a culpa é do sistema..


alem dos detentos do rap,

tem ainda o parceiro dexte..


manda suas letras de liberdade..


se cuida to indo nessa !!!