quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Pense nisto - Consumidores de drogas são jovens ricos






Rio - Jovens universitários da classe alta brasileira são os que mais consomem drogas no País. Mas quem vai para trás das grades são negros, pobres e analfabetos. O perfil dos usuários, que já havia sido apontado no filme ‘Tropa de Elite’, foi revelado ontem por pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com o estudo, que analisa o consumo de drogas, acidentes de trânsito e prisões no Brasil, homens brancos jovens e solteiros são os mais expostos a riscos de morte e violência.Pesquisadores ouviram 182 mil pessoas, das quais 72,54% declararam que fazem uso de maconha, cocaína e lança-perfume. Esse grupo relatou gastar, em média, R$ 75 por mês com drogas. Os usuários pertencem às classes AB, com renda superior a 45 salários mínimos.
A grande maioria deles é branca (85,1%), católica (88,3%) e tem filhos (80,46%).“É o jovem de elite, com acesso a estudo, boa moradia e melhores condições de vida, o maior consumidor. É preciso que o estado elabore políticas urgentes para combater o problema, porque atualmente dá-se muita atenção à oferta de drogas e não ao consumidor, conforme alerta o filme”, ressalta o coordenador da pesquisa, professor Marcelo Néri.O levantamento feito pelo Centro de Políticas Sociais (CPS) sob o título ‘O Estado da Juventude: Drogas, Prisões e Acidentes’, tomou como base a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).O capítulo ‘Droga de Elite’ revela que cerca de 43,74% dos usuários são donos de cartão de crédito.
O cheque especial é utilizado por 34,8% no seu dia-a-dia. Do total, 68,33% consomem sempre.

4 comentários:

Anônimo disse...

pra c ver né..

são os jovens de elite que patrocinam o crime organizado..

i a culpa cai sempre pro lado do pobre, do favelado..

é o retrato da burguesia atual no brasil..

i isso num vira notica na globo..


se cuida ai velho..

agora é facu na cabeça

Anônimo disse...

se nós compramos, é pq vcs pobres traficantes vendem!! vendeu tá errado!!tem q ir pra cadeia mesmo!!pior ser traficante do q ser usuário!!

Anônimo disse...

enquanto a policia castiga as favelas , os bairros dos consumidores de drogas e alimentadores do tráfico ficam impunes...metam na jaula os usuarios e nao havera traficantes

Unknown disse...

c nao há traficante nao há droga

c nao há droga nao há traficante

mas sempre havera droga

oque resta fazer eh soh controlar o crescimento disso