segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Tropa de elite, osso duro de roer.



Bom! Eu estava um bom tempo sem postar no blog, isso devido ao pouco tempo que tenho para estar produzindo textos. Pela manha tem o curso ( construção civil ), a tarde tem a escola, a noite tenho que estudar pro vestibular e resolver tarefas e trabalhos, mais enfim, o que importa é que estou na ativa.

Então, tenho observado alguns acontecimentos que tem ocorrido atualmente no pais, que tem me levado a refletir e ta até atrofiando minha mente, por isso vou destacar um deles em especial.
Acredito que todos já assistiram o filme “Tropa de Elite”, até mesmo porque o filme é campeão em pirataria e foi lançados um dia desse no cinema brasileiro.
O que quero destacar é os efeitos que o filme está causando. È notório que o filme é muito polêmico e violento, mas tenho visto que muitas pessoas estão assimilando erradamente o que o filme quer passar ( já era de se esperar dessa “sociedade” alienada!). Digo isso porque tenho acompanhado na rua, na escola, e na mídia, a “sociedade”, principalmente a elite brasileira ( os ricos ) dizendo que admira o Bope, achando que eles são herói nacional. Agora eu pergunto, será que é entrando na favela e deixando corpos no chão, torturando e matando traficante e na maioria das vezes pessoas inocentes que se resolvera os problemas do Brasil? Lógico que não, né mesmo? Não estou aqui dizendo que a policia não tem que fazer o trabalho dela e combater o tráfico de drogas, pois ela tem e deve fazer isso. Só que com inteligência, ética e coerência, coisa que não acontece.
Na minha concepção o filme mostra como é o sistema e a policia na pratica: corrupta, violenta e covarde. Ficou bem notário no filme como a PM negocia armas pros traficante e como ela alivia o movimento de droga na favela ( recebendo o arrego ). Outro ponto a destacar é os jovens de classe média alta que usa e trafica drogas, ou seja, financia toda aquela putaria e depois quando morre alguém próximo vão pra rua vestir camisa branca e gritar pedindo paz. È muita hipocrisia, é por isso que digo que essa sociedade precisa rever seus conceitos, deixa de ver novelas e coisas fantasiosas e procura entender a realidade, saber quem é o verdadeiro herói e quem é o verdadeiro vilão.
Mais então, o problema maior é que a policia insiste em agir da forma errada, e ainda reclama das conseqüências posteriores. A tropa de elite invade favela pra pegar traficante, mas não invade festa rave pra pegar playboyzinho que vende ectase. To ligado que aqui onde moro não tem tropa de elite, mas to sabendo que já rolar algumas festa rave, onde o que mais tem é droga.
Então, tenho ficado muito intrigado, por algumas pessoas sem cultura e sem estudo está assimilando de forma errada o filme. Já vi até jovens falando que quer ser do Bope, querendo torturar seu próximo pra ganhar respeito. Esse é o nosso Brasil, pais com um povo alienado e uma massa corrupta e omissa, na qual só sofre o pobre que vive sem esperança de dias melhores.

Enfim, para terminar vou colocar o clipe que retrata a realidade que foi focada no filme. Som do RAPPIN ` HOOD, musica “ MUITO LONGE DAQUI ”. Não deixe de conferir.

PAZ A TODOS



2 comentários:

Raphael Rap disse...

Interessante análise essa que você fez, realmente e infelizmente muitos não conseguem extrair o que o filme passou, a discussão sobre as drogas por exemplo é um assunto que traz a tona muito do medo que a sociedade brasileira tem de tratar isso...

O que dizer então da polícia corrupta? Ela é denegrida mas em troca temos uma polícia violenta... vai entender...

Anônimo disse...

e´isso ai parceiro tem neguinho que ato de heroismo,

policia subindo o morro e matando gente.
violência só gera violencia...

e essa historia que todo negro é bandido..
ta errada...

o povo tem que se ligar nos playboys..

6o% dos usuarios de drogas, no rio e em sampa, são jovens de classe media alta...

é por isso que digo,,o que vale ñ é ter dinheiro pra ser bom cidadão..


e sim mente conciente..


abraço