terça-feira, 19 de outubro de 2010

Perseverança

Tal palavra deveria ser colocada em voga em qualquer projeto que fizéssemos, afinal de contas, o projeto, plano ou tudo que está porvir só se alcança se continuarmos buscando tal objetivo. É salutar a mudança diária, mas a mudança não significa necessariamente desistência.

A cada fim de ano que se aproxima, as esperanças são renovadas com a criação de novos planos, com a tentativa de se alcançar novas metas. Infelizmente isso leva pessoas a simplesmente desistirem daquilo que haviam planejado um ano antes. Devemos nos lembrar que a concretização de um sonho depende da nossa vontade em continuar tentando.

Continuar é uma boa definição ou até mesmo sinônimo de perseverar, a continuação da vida por exemplo não é um ato estático mas sim extático. A perseverança é algo admirável, não algo imóvel. A admiração consequentemente produzirá a força necessária para que o continuar ande. A velocidade disso só depende do tanto que contemplamos a beleza do que foi proposto por nós mesmos.

Há de tal forma, uma íntima ligação entre perseverança e outra palavra bem conjeturada para o momento: esperança. O famoso ditado desencorajador diz ser essa a virtude que por último morre. Ao acreditarmos nisso podemos desde já ficarmos tristes, pois a alegria e a força para que ela (alegria) prossiga está no desejo daquilo que é eterno.

À perseverança é colocado um sinônimo: constância. Algo que não somente se aplica a planos, projetos, mas que deve ser colocado em prática no nosso caráter e personalidade. Ser inconstante nos seus sentimentos não é algo desejado por ninguém. Todas as relações, inter e intra pessoais, ficariam desgastadas e o desejo de vida, mesmo que inconscientemente, se esvairia. Mais uma vez a tentativa é exaltada, pois a constância é algo que pode ser alcançado somente se tentarmos alcançar.

Que ano após ano, a perseverança, constância, esperança e tentativa seja palavras vívidas no nosso modo de ser para que possam refletir no nosso modo de agir.

Texto extraido do Blog Rapensando

Um comentário:

Raul Diamantino disse...

Perseverar sempre, lutar sempre... desistir nunca!!!

E é o que vamos continuar fazendo para colocar na cabeça das pessoas que quem manda no país somos nós (povo), e não eles (Políticos)..


Abçs

Raul Diamantino
http://uniaolibertaria.blogspot.com