segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Violencia

A violência, constante nos dias atuais e em plena discussão na sociedade, gera bastante especulação sobre como combatê-la. Uns dizem que ao investir em mais segurança pública provavelmente o problema será amenizado. No entanto, a maioria concorda com o fato de tentarmos encontrar o motivo gerador para tal problema.

A geratriz da problemática é usualmente a educação, ou a falta dela. Apesar dessa correta assertiva, há de se ressaltar que um único ponto básico da sociedade sendo tratado nunca resolverá a generalidade de assuntos. Olhando utopicamente para um futuro onde a educação fosse possível, acessível e de boa qualidade para todos, podemos afirmar categoricamente a amenização da violência? Trabalhar com hipóteses é bem subjetivo, apesar disso, é de total importância para possíveis conversas sobre um futuro planejado.

É necessário observar que a violência - vista através de várias atividades consideradas ilícitas pela sociedade - cometida, ao menos pela parte 'pobre', é um processo que se inicia quando o indivíduo alcança a consciência de que há um grande abismo social. Necessidades básicas não são supridas enquanto as supérfluas de um "outro povo" são esbanjadas. O problema social da violência deve ser revisto como um processo que se inicia na falta de serviços essenciais. Enquanto o abismo social continuar ocorrendo dificilmente haverá uma maneira totalmente eficaz de diminuir em números aceitáveis a quantidade de crimes. Número aceitável pois, mesmo em uma sociedade planificada economicamente a criminalização ainda ocorreria, afinal não devemos aliar miséria à violência. Apesar da possível explicação para esse problema social que tende a se atenuar, atentados contra a vida alheia nunca serão justificáveis.

A solução não está talvez numa reforma econômica, mas sim numa revisão do que realmente a palavra desenvolvimento significa. Aliamos o crescimento de um país somente pelo ponto de vista econômico, propagandas governamentais vistas diuturnamente provam essa tese. Enquanto não considerarmos o valor humano superior ao de desenvolvimento de capital, a nação pode até crescer, no entanto como consequência o abismo social tende a se alargar e aprofundar.

Texto extraido do blog: http://rapensando.blogspot.com/

Nenhum comentário: