terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A essência do Hip Hop

Deste o inicio quando criei esse blog meu objetivo principal sempre foi colocar textos reflexivos, poesias, dissertações contextualizadas em letras de rap, ou seja, meu intuito aqui é passar informação e conhecimento que adquiro no dia-a-dia, principalmente quando escuto um rap, rock..... Percebo que tenho muito o que aprender, crescer e conseqüentemente amadurecer ainda e isso vai acontecer da forma mais natural possível... De já agradeço a todos que ler esse humilde blog, pois eh através dele que troca-se conhecimento, então vamos opinar, deixar sugestões, criticas, ou seja, interagir. Hoje o blog conta com mais de 3200 visitas em pouco menos de 1 ano e meio, sinal de que ele ta evoluindo, quero agradecer também as meus amigo blogueiros que sempre fazem uma visitinha aki, sem esquecer o Jean que não eh blogueiros mais ta sempre comentando aki... enfim eh importante essa força pra que continuamos firme e forte no propósito de trazer e difundir o conhecimento..

Então no post de hoje vocês vão conhecer um pouco mais do melhor grupo de rap do Brasil “ Facção central”, eu já falei aqui do grande poeta do rap: GOG e mais pra frente pretendo mostra outros grupos que considero muito, isso por levar uma mensagem de paz, justiça e denuncia nas letras das suas musicas sempre mostrando a verdade sem maquiar a realidade desse mundão.

Formada em 1989, na região central de São Paulo, a banda Facção Central tem se destacado no cenário do rap não só por seus ritmos fortes e bases pesadas, mas também por sua postura extremamente honesta e realista. Suas letras e ideologia, que refletem a realidade crua da periferia, vêm incomodando autoridades na mesma medida em que atraem um séqüito fiel e dedicado de admiradores. E não poderia ser diferente. Afinal os componentes da banda, Eduardo (compositor/ interprete) e Dum-Dum (intérprete) possuem autenticidade de quem conviveu desde criança com a violência social, trafico de drogas, delegacias e muitos outros fatores. Sem duvidas, um passado violento, que foi transformado em fonte de inspiração e traduzido em composições objetivas que demonstram atitude e ponto de vista. Com todas essas qualidades, Facção Central segue provando que merece não só ser ouvido pela sociedade, mas principalmente discutido e compreendido. Ameaças policiais por telefone, censuras de algumas rádios, prisões pelo conteúdo de algumas letras e até mesmo a proibição de veiculação na televisão brasileira do videoclipe “Isso aqui é uma Guerra”, comprovam que as denúncias, a violência, a expressão de revolta, que o grupo rima em seus versos está bem distante de ser sensacionalismo, comercio ou moda.

Bem, quando tive meu primeiro contato com o rap (isso quando tinha uns 10 anos de idade) escutei logo facção, se não me engano foram duas musicas, “A marcha fúnebre me prossegue” e a “Eu não pedi pra nascer”, mano nunca tinha escutado nada igual o som era loko de mais oh, nas letras ouvia coisas que a TV não mostrava,coisas que o sistema esconde, algo totalmente novo, logo me identifiquei com o som, ou seja, com o rap em geral. Aprendi muito sobre a vida ouvindo rap! Hoje admiro muito o grupo, suas musicas são verdadeiros poemas e frases que mais parecem rajadas de tiros ou ate coisas piores contra o sistema, para muitos facção é visto como muito violento, já ouvi ate gente dizendo quem escuta facção central é bandido, pra mim cada um pensa o que quer mesmo! Eu escuto e num sou bandido então foda-se quem acha isso. Na verdade facção toca na ferida, conta fielmente sem omitir nenhum fato a mais dura realidade das favelas desse Brasil. Na minha opinião num existe ninguém, livro nenhum, professor nenhum, religião nenhuma que retrata o Brasil de sua verdadeira forma que muitos não vê igual o facção faz. Suas musicas tocam na alma, o som é muito loko e mais pesado que qualquer Heavy Metal que tem por ai, que ninguém entende porra nenhuma, facção é um tapa sem mão na cara dos burgueses, dos playboys, de todos aqueles que acham que ter uma condição melhor do que os outros é sinonimo de “status”, sendo que todos vão para o mesmo buraco. O sistema treme quando facção central canta, eles são a verdadeira essência do hiphop. Em 2006 o grupo lançou um álbum duplo “Espetáculo do Circo dos Horrores” na qual vou estar disponibilizando um link para dowload , nas musicas desse novo trabalho Dum Dum e Eduardo fala sobre sobre política, aborto, PCC, entre outros temas polémicos. Vou esta também pondo um link da entrevista que o grupo cedeu ao portal do rap nacional, é interessante pra quem que conhecer melhor o pensamento do grupo, na entrevista eles fala sobre o álbum (Espetáculo do Circo dos Horrores), sobre o sistema carcerário brasileiro, sobre política, sobre a mídia e outros temas polémicos. Ah, uma ultima informação, Facção Central vai estar no programa Manos e Minas da TV Cultura ( canal 28 - Antena parabólica) no sabado dia 13 de Dezembro as 18:30, essa não posso perder !!!!!!!

Fonte: http://www.tvcultura.com.br/detalhe.aspx?id=654

"AO INVÉS DE TENTAR MUDAR O MUNDO, TENTAR MUDAR O IMPOSSÍVEL, MUDE A SUA VIDA, MUDE O SEU REDOR, MUDE A SUA FAMÍLIA, SEMPRE PRA MELHOR, SEMPRE VISANDO ALGO MAIS SATISFATÓRIO PRA VOCÊ, DER UM FUTURO MELHOR PRA SEU FILHO, ESTUDE, TRABALHE, DOA A QUEM DOER, MUDE O SEU MUNDO, E ESQUEÇA O RESTO, PORQUE SÓ NISSO AE VOCÊ JA VAI TA FAZENDO MUITO, FALOW? NUM SOU NINGUÉM PRA DAR TOQUE E CONSELHO A NINGUÉM, MAIS O MUNDÃO TA LOKO E TO VENDO MUITO IRMÃO DE CHAPÉU ATOLADO NO MUNDÃO, PORTANTO ESSE É MEU SALVE, PAZ A TODOS, E NUNCA ESQUEÇA, MUDE O SEU MUNDO, MUDANDO O SEU MUNDO VOCÊ JA VAI TA FAZENDO MUITO. Eduardo, vocalista do Facção Central"

Clique aki para ver a entrevista do grupo para o portal rap nacional

Album: Espetáculo do Circo dos Horrores

Cd 01

01 - O Circo Chegou
02 - O espetáculo do circo dos horrores
03 - Cartilha do ódio
04 - Castelo triste
05 - Abismo das almas perdidas
06 - Interlúdio
07 - Sonho que não quero ter
08 - Apartheid no dilúvio de sangue
09 - Resgate
10 - Homenagem Póstuma
11 - Livro de auto-ajuda
12 - Sem limites
13 - Espada no dragão
14 - Onde o filho chora e a mãe não vê

Downloads: http://rapidshare.com/files/21398909/CD_1.rar.html

01 - A bacteria FC
02 - Roleta macabra
03 - Fronts de maderite
04 - Cortando o mal pela raiz
05 - Pacto com o Diabo
06 - Bala perdida
07 - Tecla pause
08 - Memorias do apocalipse
09 - A Capela dos 50.000 mil espiritos
10 - Passageiro da Agonia
11 - O Rei da montanha
12 - De mãos dadas com o inimigo

Downloads: http://rapidshare.com/files/21510460/CD_2.rar.html

"SE EM 2009, CADA BRASILEIRO DISPOR DE UM MINUTO DO SEU TEMPO PRA ENXERGAR O PRÓXIMO, PODEREMOS TALVEZ TER UM FELIZ ANO NOVO, ATÉ LÁ, VOTOS DE FELICIDADE, DESEJO DE BOAS FESTAS, NÃO PASSAM DE APENAS VOGAIS E CONSOANTES, JOGADAS NUM CARTÃO NATALINO POR UMA IMPRESSORA FRIA, SEM SENTIMENTO DE UMA GRÁFICA QUALQUER, COM UM ÚNICO INTUITO, O LUCRO" Facção Central.



"Eu acredito que nós não vamos precisar de chuva de meteoros, nós não vamos precisar de dilúvio, não vamos precisar nem de explosão do sol para nossa extinção, a nossa ignorancia vai fazer issso awe. Truta usa sua passagem na terra para semear o bem, para expandir o bem, pra que um dia quando o messias voltar, ele não tenha que voltar de blidado" Facção Central


Confira as ideias do Facção nesse video, o video não estar na melhor qualidade mais da pra acompanhar..



2 comentários:

Anônimo disse...

fala ai velhO..

pura verdade facção..abre o olho e inspira a mente..

e é contra esse poder que os grandes tem medO...

eles tem medo do poder da palavra..

muito loko o post..
vlw velHO..pera dedicatoria..

tamo ai sempre..

sii cuida

João Paulo disse...

Salve Facção e o Rap Nacional!


Não li tudo, confesso, mas só as imagem já é de arrepiar, e rap, você sabe como é é sem palavras, é a musica que mais informa o povo!


É nós!