sábado, 3 de maio de 2008

Cultura sempre!



Cultura sempre!

Satisfação enorme está de volta e podendo escrever nesse grande portal de informação, na qual criei. Bom tenho grandes novidade pra relatar e a principal é que tive a oportunidade de presenciar um evento cultural que teve na cidade que moro. O evento se chama: I Fórum Cultural de Açailândia-Ma, na qual tinha o objetivo de denunciar a falta de compromisso do governo (municipal, estadual e federal) para com os artistas da nossa cidade. Os mesmo reivindicava um Centro Cultural para a cidade, já que temos um grande numero de artistas com diversas habilidades para desenvolver atividades culturais entre elas: dança ( hiphop, capoeira etc...), teatro, poesia, artesanato e outras arte que só embeleza nossa terra. O que me chamou mais atenção foi o interesse dos participantes e entidades envolvidas em começar essa lutar por um espaço próprio para o desenvolvimento das suas atividades, isso sem o apoio das esferas governamentais, até por que foi convidado representantes do governo municipal para dialogar sobre a visibilidade da construção do centro, mas como já era esperado não compareceram, ou seja, desrespeitaram e desvalorizaram nossos artistas. O evento se estendeu por dois dias, na qual teve diversas atrações: dança, musica, peça teatral etc... Numa dessas atrações tive a oportunidade de conhecer o rapper Alexandre Pensador de Balsas do Maranhão (é rapper a 12 anos e participa de vários projetos sociais da sua cidade) , o mesmo fez sua apresentação cantando uma música muito loka que falava das questões sociais de afeta seu município e nosso Brasil, em breve estarei postando mais informações sobre suas musica e seu grupo.




Enfim fiquei feliz em ver como a cultura e a luta por coisas melhores bendifica nosso povo que só precisa de oportunidade pra crescer culturalmente e espiritualmente se tornando seres humanos dignos e valorizados. Embalado nessa vontade de LUTA, vou escrever um texto que questiona o porquê de lutamos por dias melhores, se liga só.



Por que lutar?


Primeiramente quero definir que o lutar que quero dizer é o, viver diariamente trabalhando para a mudança do mundo. Trabalhando no sentido não ficando de braços cruzados, diante a tanta injustiça. Lutar consiste em ir atrás, e fazer acontecer. E seguidamente vem o contexto sobre o titulo.
Levantamos toda manhã com destinos diferentes: trabalhar nas empresas; nos arranhas-céus; nas cozinhas e lavandarias; coletar lixo e varrer ruas; movimentar um pais. Que pais é esse ? Brasil, localizado na América do Sul, que fica no planeta terra.
Ao passar pelas ruas, avenidas e estradas, vemos um pouco da realidade do nosso país. Crianças trabalhando duro desde cedo, vendendo doces, balas, limpando vidros e em casos extremos vendendo o próprio corpo. Tudo funciona na lei do mercado, do vende e compra. E essas crianças, e adultos e velhos que vivem as ruas trabalhando, convivem nesse sistema cão, que empoem o rico e o pobre. O pobre como definiria Marx, p proletariado, tendo a suportar esse sistema é obrigado a sair e vender a mão de obra, para ter o que de comer.
Dentro dos trabalhos registrados não é diferente. A lei da oferta também esta surrada, única coisa que se diferencia, que a dureza é menor. Uma coisa em comum do registrado com o não-registrado, é que os dois são explorados, e em muitos casos humilhados. Humilhados de varias formas, e não vamos se hipócritas em dizer que não, por que a humilhação infelizmente acontece entre o rico e o pobre.
Assistindo e convivendo com essa bruta realidade, nos perguntamos: E agora? A resposta é categórica, não a duvida. Diante a tantas injustiças única coisa que resta é LUTAR. Saber quem é o causador de tudo, o responsável, e o que ri de tudo isso. Estudar detalhadamente tudo, para podermos ver quem é quem nessa historia de bem e mal. Se a indiferença continuar, a burguesia vai adorar, por que vai significar seu parasitismo em cima do povo. Daí que precisa acontecer a conscientização do povo, para verem que a burguesia não é nada certa e limpa. Ela nos engana, escraviza-nos nas industrias, e ainda de nós explorar e humilhar, forma camadas sociais que vivem na extrema miséria. Sem terem um pão no café da manhã. E agora é lutar, fazer acontecer, mostrar pra burguesia que a ignorante na historia é ela, que acredita que tomando o pão do próximo há progresso. Mas como lutar? O principal de tudo é estudar, conhecer o mundo em que se vive, conhecer o tempo antigo, conhecer cada palmo. Se tornar consciente dessa guerra, e passar ao próximo a informação, como estou fazendo. Não diga que não adianta informar, conscientizar ao próximo, por que adianta sim. Um consciente hoje, dois amanhã, dez depois e ai vai... Não tenha medo de lutar, por que a classe dominante não tem medo de te oprimir. Lutar é uma obrigação que todos temos, e para isso estudarmos e nós conscientizarmos! Se você ver alguém morrendo de fome na rua, o culpado é você, por que você aceitou aquilo. Tenha consciência dessa guerra , que será sua energia para a revolução.

2 comentários:

alexandrepensador disse...

Mano fiquei perplexo e emocionado ao ver uma foto minha meio a um texto de tamanho impacto e rico em inteligentes colocações!!! obrigado, obrigado mesmo pelo apoio parceiro. Concordo com cada vírgula, no entanto, cheguei de viagem hoje e, amanha na primeira oportunidade estarei te enviando meu CD inteiro pra vc analisar e se possivel comentar sobre as mesmas...fica na fé mano...RAP é o SOM...e tua cidade é milionária em Cultura véi....

Anônimo disse...

e´isso a mardonio..


nossa terrinha é muto rica, e ao msm tmepo muito pobre..

é um paradoxo, simple..tanto dinheiro.

e nem uma migalha pra cultura..

e nossa luta é pra isso..e por que lutamos ??

para o bem coum das nossas gerações.
nossa gloria na guerra contra esse mundo opressõr de vorador de Culturas naum vai ser pra gente, vai ser por nossas crias..

dei um tem ja , mais desisti da luta..masi to firme..

quarda isso velho..

uma vez me perguntaram se eu naum tinha medo de morrer, e sabe O que eu Falei..
??
-Eu naum tenho medo de morrer, eu tenho medo da minha morte ter sido em vão..


se for pra se sacrificar sacrifiquesse, Mais tem por seus ideias e naum por valores aleios..


abração 1!