quinta-feira, 12 de julho de 2007

Paz a semente do bem


Hoje venho pra falar de paz, que todos procuram e na maioria das vezes não acha e na ausência gera a guerra.
Segundo definições do dicionário paz significa: ausência de lutas, violências ou perturbações, ou de conflitos entre pessoas. Restabelecimento de relações amigáveis entre paises beligerantes ( paises que estão em guerras ). Sossego, serenidade. Pois bem! A questão é, você vive em paz? O mundo em que vivemos encontra-se em paz no seu real significado? O que devemos fazer para encontrar a paz?
Diante de tantas perguntas que fazemos sobre a paz temos a certeza de uma coisa em vez de paz ocorre é guerra e isso é deste o inicio, vejo em doses cavalares que a intolerância pode levar a barbárie. Uma sociedade condena outra e mata milhares de pessoas por diferenças religiosas, econômicas ou sócias. È um ciclo de horrores que de tempo em tempo se repete. Além disso, o mundo tem visto que a ética e a cidadania não tem sido tratadas como deveriam no decorrer de sua história. E assim fica a pergunta: Quando a humanidade deixara de resolver suas diferenças usando a guerra e holocaustos ocorridos?
A resposta muitas das vezes é muito confusa, mas se avaliamos bem a culpa de tanta desgraça esta no próprio ser humano. Uma coisa é fato: o ser humano sempre foi mais tendencioso a guerra do que a paz, ao conflito do que a harmonia e isso é deste os primórdios. È nessas horas que discordo de alguns que diz que somos a imagem e semelhança do criador (Deus). Ora, ora como podemos ser semelhante ao criador se somos um ser inclinado para a guerra, quando ele (Deus) nos ama e pede para as nós amarem o próximo e até mesmo nossos inimigos, coisa que geralmente não acontece? Bom não quero confundir o pensamento de ninguém, tire suas próprias conclusões em relação a isso!
Eu sempre acreditei que o pior defeito desse mundo é suas criaturas ( ser humano ). È como diz uma bela frase que ouvi: “ Se o mundo é um palco, o elenco é um horror.” E é bem por ai mesmo as guerras sempre existiram e sempre iram existir, que o diga o Oriente Médio que atualmente passa por uma fase de conflitos novamente, que o diga São Paulo e Rio de Janeiro que atravessa uma guerra civil e anda assustando algumas autoridades e civis. Por que será hein?
Pelos menos podemos dizer que existiu e existe pessoas que luta e lutaram até a morte por PAZ e JUSTIÇA, daí citamos: Jesus Cristo ( o ser humano perfeito! ), Mohandas R. Gandhi, Bob Marly, Martin Luther King, Nelson Mandela ( ainda vivo ), Malcom X, Che Guevara e claro né os verdadeiros guerreiros do rap. São pessoas que são nas maiorias da vezes taxados de LOUCOS por muitos, isso por eles acreditar e querer um mundo mais justo e igualitário, onde a única lei seria: AMAR O PRÒXIMO COMO A TI MESMO! Pois é assim que o nosso criador quer! Prefiro chama-los de filhos de Deus do que de loucos, pois na bíblia mesmo diz: “ Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.”( Mateus 5.9 ).
Ao longo do processo de tentar manter a paz mundial, em Outubro de 1945 foi criado a ONU ( Organização das Nações Unidas ) que tem por objetivo manter a paz entre nações, mas ainda não conseguiu erradicar os conflitos entre povos. Infelizmente interesses econômicos de grupos como o G7 ( Canadá, EUA, França, Inglaterra, Japão, Alemanha e Itália ) os setes paises mais industrializados do mundo, determinam as regras para a paz, deixando para segundo plano o respeito a pluralidade cultural que envolve o mundo, a igualdade e a fraternidade. Uma coisa é certa: enquanto a ganância reinar dificilmente encontraremos a paz!
Bom eu iria escrever pouco, mas acabei me prolongando, mais o importante foi posto, a realidade. Creio que para encontramos a paz devemos mudar nossas atitudes, gestos e a maneira de tratamos o próximo, que sejamos mais coerente com a vida, que lutamos por uma paz verdadeira e sadia e principalmente que buscamos a Deus nosso protetor. Pois essa semente da paz precisar ser plantada com amor para colheimos o bem social. Vou deixar logo abaixo a letra da musica, na verdade uma poesia mesmo chamada A PAZ È UMA POMBA BRANCA do grupo de rap Facção Central participação especial de Ferrez. Esse foi meu salve hoje!

Grupo: Facção Central
musica: A Paz é uma Pomba Branca
E aí Ferrez, a pergunta é uma só mano,
O que é atrí-ade, paz, periferia e guerra?
As respostas que eu tenho, o que a maioria tem, geralmente são ilusões,
Mas eu vou tentar falar de paz, periferia e até de guerra,
Firmão truta to com você, o campo de concentração esta ouvindo,
A paz é uma pomba branca, se uma criança pobre soltar, suas asas não se mexem,
Se um detento a segurar, sentirá seu peso, como se fosse chumbo,
Se uma senhora, aposentada, acolher em seus braços, não sentirá nela o calor,
Se um desempregado olhar bem seus olhos, nela não verá alegria,
Se um professor à estudar, a seus alunos não poderá ensinar,
Se um menino ou menina desse grande Brasil, periferia, a olhar voando,não saberá o que ela significa,
A paz é uma pomba branca, que apesar de tudo, ainda continua voando,
E todos a vêem, mas só quem merece, realmente, a conhece,paz, só quem merece, aos que não,... guerra,...
Ai brother to crescendo hein, to crescendo,em política, depende de como, o bicho vai pegar,só depende de você, de como vou ficar,ou de vento ou diferente...
Paz pra que é da paz e guerra pra que é da guerra.
"Enquanto a cor da pele for mais importante do que um brilho de um olhar, o mundo estara em guerra."
( Bob Marley )
Para criticas, elogios e sugestões deixem comentario logo abaixo....



2 comentários:

Anônimo disse...

Satisfação meu irmão. É isso aí mesmo, hoje em dia a paz é uma coisa tão difícil que até pra comprá-la está complicado. Eu prego sempre a busca da paz interior, pq essa só depende de você. Porque a paz mundial, essa depende de fatores que não demonstram nenhuma evolução no mundo em que vivemos.
Abraço.

Anônimo disse...

Salve resistencia.
Mano seu blog ta mil grau msm, sem qre fala d+, mas curti suas ideias, seus objetivo. Ai ó, mil grau msm.
Primeira vez q piso aki, e vo ta sempre aki dando moral pro bagulho, fmzera doido...
ai ta ligado o blog no seus link do lado>> Visao Aberta, era meu.. exclui ele.. Tira o link dali.. ele num existi +.. fmz

mas ai muitos lutaram por esse sonho
muitos deram a vida por isso
e nosso compromisso é horrar
fazer jus a paz

assim qui é Guerreiro
muita paZ~!