terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ditadura Militar em pleno século XXI??

Censura: É a avaliação prévia de obras artísticas, culturais e literárias, com o objetivo central de proibir ou não a publicação ou divulgação das mesmas nos meios públicos.


Felizmente o processo de democratização do país fez com que no último governo militar, o de João Figueiredo, as imposições fossem mais brandas, a censura tornou-se menos exigente, liberando as obras mais facilmente.

Mas foi através da Constituição de 1988, conquistada e votada com muita luta pela Assembleia Constituinte, no dia 03 de agosto, que conseguiu-se extinguir a censura no Brasil, após os longos anos de sua implementação, representando o fim da tortura e aprovação da liberdade intelectual, de expressão e de imprensa no país, em seu artigo 5º autorizando a demonstração e a manifestação dos ideais de cada indivíduo.
Porém, constantemente podemos presenciar nos meios de comunicação, repórteres sofrendo perseguições por não concordarem com atos do governo, com escândalos que envolvem nepotismo¹, com ingresso indevido de funcionários à órgãos públicos, e recentemente estamos presenciando uma das mais deploráveis censuras pós ditadura militar, a sensura humorística. Que por sua vez "tem como objetivo proibir a veiculação, por rádio ou TV, de entrevistas ou montagens que "degradem ou ridicularizem" candidatos as eleições 2010, a emissora que veicular programa com esse teor pode ser multada pela Justiça em até R$ 106.410, valor que dobra em caso de reincidência." - Folha.com/eleições2010.

Por esse motivo, gostaria de que todos soubessem a importancia do voto! Pesquise sobre o passado político de seu candidato, e sobre as influências que o mesmo teve sobre a ditadura. Estamos regredindo lentamente e se não acordarmos logo, concerteza vamos sofrer as consequencias de um governo autoritario. Essa onda de censura humorística serve apenas como "bode-espiatório" do governo pra verificar a reação do povo quanto a questão.

Agora imagina se ficarmos de braços cruzados, incentivando e caminhando para o desastre não fazendo nada contra a censura ?
 
Devemos lutar e gritar LIBERDADE DE EXPRESSÃO, depois de 20 anos "sem censura" pelo menos no papel, podemos notar que a ditadura está de volta! Será?

Texto extraido do blog:  União Libertaria

Nenhum comentário: