terça-feira, 30 de setembro de 2008

Muito alem do cidadão kane



Bem, no post de hoje vou falar do documentário “ Muito alem do cidadão Kane” na qual tive a oportunidade de assistir depois de passar uns 4 dias baixando da internet. Acredito que se for feito uma pesquisa praticamente 90% dos brasileiros nem se que sabe e nem muito menos de que se trata esse documentário . Mas enfim vamos o que interessa.

Esse documentário chamado originalmente de Beyound Citizen Kane” (em português, muito alem do cidadão Kane) foi produzido pela TV Inglesa BBC de Londres em 1993, na qual investigava a vida de um supermagnata da mídia e fazendo referencia ao todo poderoso, hoje já falecido Roberto Marinho. O documentário em si conta um pouco da historia da TV brasileira num geral, mas especificamente do império global. Em 2008 fez 15 ano do documentário, porem é super atual, pois as coisas pouco mudaram, acho que a única mudança foi que a massa alienada aumentou, já que o numero de televisores no Brasil é bem maior que há 15 anos atrás, por exemplo tem gente que só vê Globo; é hipnotizado, o q a globo falar ta falado.

No documentário fica bem claro a influência que a TV globo teve perante o povo em grandes momentos da historia do Brasil, digo sem medo de errar que o canal é responsável por muitas coisas ruins enraizadas nesse pais, em varias épocas, principalmente na ditadura militar, noticias eram ocultadas ou pior eram maquiadas ou ate mesmo inventadas sempre no propósito de beneficiar o governo e os poderosos. Tem até uma parte do documentário que o cidadão diz algo do tipo: “ A globo não é ditadura, não é nada disso, ela é governista, ela ta onde o governo ta, apoiando quem lhe convém, quem não esta no poder ela não faz a mínima questão de estar junto. Ou seja, é a TV dos poderosos, feita para as elites, mais que caiu no gosto do povo, infelizmente, ate porque alegria de pobre é fazer festa pra rico, tanto é que o documentário mostra um dado bem interessante diz que apenas um terço das propagandas expostas na TV são consumidas pela população, isso que dizer que apenas um terço da população brasileira pode comprar o que é vendido na TV.

Outro ponto a se destacar sobre a Globo, é o fato dela ter praticamente eleito o presidente Collor, tanto fez, tanto sabotou o LULA que acabou elegendo o Collor, que no final deu no que deu, e o povo felizmente acabou conseguindo expulsar o cara.

A rede globo foi criada de uma maneira muito sórdida, o senhor Roberto era amigo de muitos políticos militares da época da ditadura e pra quem não sabe, para se ter uma rede de televisão e suas afiliadas e assim dominar o Brasil como a Globo faz, é necessária uma concessão do governo, concessão essa que só pode ser dada por uma pessoa, mais especificamente o presidente da republica, daí o motivo de tanta babação de ovo pela globo aos eternos governos passados e sempre expondo o que lhe convém, sempre tentando levar o Brasil no papo do ta tudo certo, isso pode até ter mudado um pouco nos dias de hoje, mais a essência nunca muda. Teve até um presidente ai que fez na época até uma medida para que a TVs ficassem mais baratas e o povo assim pudesse comprar, e a coisa ficar mais popular, por que isso é muito favorável (governo), já que a Globo era do governo e com isso o povo seria também. Ô ciclo vicioso hein!!!!!!!

Hoje a Globo não é apenas uma TV que passa “informação” para a massa alienada, é muito mais que isso, é um império, é toda uma organização, inclusive esse documentário é extremamente proibido passa no Brasil, proibição essa que foi feita através de uma ação judicial movida pela emissora global. A BBC esta até sendo processada por ter realizado tal feito, poucos ousam falar sobre o assunto, é algo muito abafado, a maioria das pessoas nem se que sonham que esse vídeo exista.

Eu na minha função de cidadão tenho o dever de divulgar e por ultimo uma informação bem interessante a respeito da Globo, é que existe uma lei no governo federal dizendo que os grandes veículos de comunicação devem ter programas destinados a cultura ou ditos programas educativos, só por isso que existe globo rural, globo cultura, telecurso e etc... Sendo que esses programas só passam as altas horas da madruga, se a lei não existisse iríamos ter novelas das 3 horas da madrugada, já que a função da globo é alienar e não informar, alias, ela não foi criada com esse propósito.

È importante busca conhecimentos em outras fontes como: livros, documentários, Internet e etc... È uma pena temos canais como TV cultura e não ser um canal de TV aberta...

Já temos a consciência que os políticos usam a TV como meio de alienação e manipulação, então ligue seu celebro, sua mente. Tenha senso critico acima de tudo!!!

Para quem quiser baixar o documentario acesse o link abaixo:

Muito alem do cidadão kane

2 comentários:

Marcão de Açai disse...

Isso eu já sabia em 1980, mas é bom saber que vc está ficando ligado... nas imagens dos grandes libertadores não vi Tiradentes, nem Lamarca. Aliás vc sabe quem foi Lamarca?

Anônimo disse...

manipulação dii informação..

distorção da realidade...

mais uma teoria da conspiração, mais com fundamentos..

num sabia desse documentario.

depois vou na tua casa pegar ele pra mim pegar..

muito interessante esse post seu velhO..

uma ideia, NO cide moreira, passou mais de 10 anos dizendo boa noite,
na epoca da ditadura..

ao inves dele dizer isso toda noite..pq elea naum exaltasse ''abaixo a ditadura''