quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A Cura é o amor.


Ultimamente tenho dedicado a minha leitura para o livro escrito pelo terapeuta Mark W. Baker, chamado “ Jesus o maior psicólogo que já existiu.” Mark W. Baker é diretor executivo da clínica La Vie Counseling Center e tem um consultório particular em Santa Mônica, Califórnia. Ele é muito solicitado como orador em igrejas, faculdades e reuniões de psicologia. Examinando algumas das principais parábolas de Bíblia á luz do pensamento psicológico contemporâneo, Mark Baker foi capaz de extrair novos significados do conhecimento cientifico, empregando-os em seu trabalho como terapeuta. Para mostrar como esses ensinamentos de dois mil anos podem ser aplicados hoje em nossas vidas, em cada capitulo Baker conta história de um paciente, indica a passagem bíblica a qual ela está relacionada e como sua compreensão ajudou no tratamento.
O texto no qual vou postar logo abaixo tem como subtítulo “A cura é o amor” que vem do desenvolvimento do capitulo chamado “Entendo o vicio” Bom! O que me levou a postar esse texto hoje, foi que a cada dia vejo que o mundo está ficando mais loko, pessoas se matando, nações se destruindo, vidas indo pro lixo como se não tivesse valor, criança e jovens com arma na mão seduzidos pelo o crime quando deviam está na escola aprendendo e descobrindo as façanhas do capitalismo, famílias frustradas, sonhos frustrados, ou seja, é o mundo pecador onde suas criaturas precisa conhecer os ensinamentos daquele lá de cima. È preciso mais compreensão, verdade nas palavras e consciência, isso do ser humano em geral. È preciso entender o que Jesus deixou como ensinamento, que é pelo o AMOR que superamos e vencemos os problemas do mundo. O texto tem um grande teor de sabedoria e reflexão.
Pode ser que para muitos que passar aqui e lê o texto não vai significar nada, mas para outros vai servir e muito. Eu sugiro que faça uma reflexão mais especificamente sobre suas atitudes que tem tomado e tire a conclusão se elas são dignas de receber respeito e admiração dessa sociedade que você vive... Se são dou meus PARABENS, você esta contribuindo para obra de Deus e para um mundo mais JUSTO, mas nunca se esqueça que vc não é perfeito e precisa aprender muito ainda. Se não são meu conselho é que MUDE, pois é mudando a realidade do presente que teremos um futuro melhor e mais HUMANO! Boa leitura!!!!!

A cura é o amor
“ Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.”
João 15: 12

Jordan é uma ex-viciada em cocaína que participa de um programa de recuperação. “Tenho dois anos de obstinência e acho que está na hora de examinar alguns dos meus problemas com a ajuda da terapia”, declarou ela na nossa primeira sessão.
Ela é uma mulher atraente que viveu intensamente num ritmo rápido. Seu antigo hábito de usar drogas estava associado a um estilo de vida extravagante que envolvia noitadas, viagens exóticas e gastos elevados. Agora ela estava grata pela nova vida, mais sem dinheiro. “Todo aquele divertimento teve um preço, mas procuro achar que tudo isso foi necessário para que eu chegasse aonde estou hoje.”
Jordan tinha uma longa historia de relacionamentos intensos e superficiais com homens durante o tempo em que usou a droga. Agora ela estava tentando descobrir como fazer as coisas de um modo diferente. “Tudo era simples antes.” explicou “ Nunca esperei realmente nada além de bons momentos com aqueles caras de modo que nunca fui ferida. Agora tudo é muito complicado.” Jordan estava acostumada a se conectar através do sexo e das drogas – meios bem reais e concretos de lidar com os relacionamentos.
Jordan está tomando contato com inúmeros outros sentimentos. Ela pensa com dor e vergonha nos dias em que usou as drogas por causa da maneira como se comportava nos relacionamentos. Chegar a procurar várias pessoas e pedir disculpas por sua conduta. Ela se lembra que repetia “Eu te amo!” automaticamente para quase todo mundo que conhecia naquela época, como se fosse uma espécie de saudação que pudesse ligá-la instantaneamente aos outros. Agora ela não faz mais isso, não porque não goste das pessoas, mas porque está começando a descobrir o que significa amar de uma maneira muito mais profunda.
Hoje Jordan está tentando ligar-se as pessoas usando os sentimentos. Procura também ouvir os sentimentos dos outros e acolhe-los com atenção. Ela não diz mais “Eu te amo!” para pessoas que conhece superficialmente, porque hoje acredita que o amor é resultado de um processo. Jordan tem amigos e os ama sem vinculá-los a sexo ou drogas. Seus relacionamentos tendem a durar muito mais e a experiência de se sentir amada é magnífica e merece um investimento maior. Ela não está interessada em substitutos para o amor, agora que descobriu o que é ter o amor verdadeiro.
Os viciados amam os ídolos, mas estes não podem retribuir o amor. O vicio impede o amor de amadurecer. Quando as pessoas escolhem um objeto como substituto do amor, o amadurecimento delas é interrompido. Quando os viciados conseguem renunciar ao seu apego aos ídolos e descobrem a alegria de se relacionar com pessoas capazes de amá-las ficam maravilhados. Jesus ensinou que devemos amar e ser amados para amadurecer espiritualmente e que a idolatria do vicio impede que isso ocorra.
Jesus acreditava que o amor é a força mais poderosa do universo. Ele ensinou que DEUS é amor e que o amor é a força criativa que supera todos os problemas do mundo. O amor é o ponto central dos ensinamentos de Jesus e é o elemento essencial para a cura do coração humano.

Principio Espiritual: O amor cura.

2 comentários:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

laura disse...

olá.Sou uma apaixonada pela leitura, principalmente da biblia, livros de auto ajuda.Por acaso há cerca de 15 dias tabém comprei este maravilhoso livro, que como diz, consegue transpor para os dias de hoje os ensinamentos de há mais de 2 mil anos.acredite que cada capitulo que leio vou identificar as partes da biblia nele identificados, ou seja, leio a biblia e este livro em simultâneo.é realmente maravilhoso e acredito que se todo o mundo optasse por seguir alguns dos conselhos deste psicólogo(Jesus)viveriamos todos mais felizes.