terça-feira, 30 de setembro de 2008

Muito alem do cidadão kane



Bem, no post de hoje vou falar do documentário “ Muito alem do cidadão Kane” na qual tive a oportunidade de assistir depois de passar uns 4 dias baixando da internet. Acredito que se for feito uma pesquisa praticamente 90% dos brasileiros nem se que sabe e nem muito menos de que se trata esse documentário . Mas enfim vamos o que interessa.

Esse documentário chamado originalmente de Beyound Citizen Kane” (em português, muito alem do cidadão Kane) foi produzido pela TV Inglesa BBC de Londres em 1993, na qual investigava a vida de um supermagnata da mídia e fazendo referencia ao todo poderoso, hoje já falecido Roberto Marinho. O documentário em si conta um pouco da historia da TV brasileira num geral, mas especificamente do império global. Em 2008 fez 15 ano do documentário, porem é super atual, pois as coisas pouco mudaram, acho que a única mudança foi que a massa alienada aumentou, já que o numero de televisores no Brasil é bem maior que há 15 anos atrás, por exemplo tem gente que só vê Globo; é hipnotizado, o q a globo falar ta falado.

No documentário fica bem claro a influência que a TV globo teve perante o povo em grandes momentos da historia do Brasil, digo sem medo de errar que o canal é responsável por muitas coisas ruins enraizadas nesse pais, em varias épocas, principalmente na ditadura militar, noticias eram ocultadas ou pior eram maquiadas ou ate mesmo inventadas sempre no propósito de beneficiar o governo e os poderosos. Tem até uma parte do documentário que o cidadão diz algo do tipo: “ A globo não é ditadura, não é nada disso, ela é governista, ela ta onde o governo ta, apoiando quem lhe convém, quem não esta no poder ela não faz a mínima questão de estar junto. Ou seja, é a TV dos poderosos, feita para as elites, mais que caiu no gosto do povo, infelizmente, ate porque alegria de pobre é fazer festa pra rico, tanto é que o documentário mostra um dado bem interessante diz que apenas um terço das propagandas expostas na TV são consumidas pela população, isso que dizer que apenas um terço da população brasileira pode comprar o que é vendido na TV.

Outro ponto a se destacar sobre a Globo, é o fato dela ter praticamente eleito o presidente Collor, tanto fez, tanto sabotou o LULA que acabou elegendo o Collor, que no final deu no que deu, e o povo felizmente acabou conseguindo expulsar o cara.

A rede globo foi criada de uma maneira muito sórdida, o senhor Roberto era amigo de muitos políticos militares da época da ditadura e pra quem não sabe, para se ter uma rede de televisão e suas afiliadas e assim dominar o Brasil como a Globo faz, é necessária uma concessão do governo, concessão essa que só pode ser dada por uma pessoa, mais especificamente o presidente da republica, daí o motivo de tanta babação de ovo pela globo aos eternos governos passados e sempre expondo o que lhe convém, sempre tentando levar o Brasil no papo do ta tudo certo, isso pode até ter mudado um pouco nos dias de hoje, mais a essência nunca muda. Teve até um presidente ai que fez na época até uma medida para que a TVs ficassem mais baratas e o povo assim pudesse comprar, e a coisa ficar mais popular, por que isso é muito favorável (governo), já que a Globo era do governo e com isso o povo seria também. Ô ciclo vicioso hein!!!!!!!

Hoje a Globo não é apenas uma TV que passa “informação” para a massa alienada, é muito mais que isso, é um império, é toda uma organização, inclusive esse documentário é extremamente proibido passa no Brasil, proibição essa que foi feita através de uma ação judicial movida pela emissora global. A BBC esta até sendo processada por ter realizado tal feito, poucos ousam falar sobre o assunto, é algo muito abafado, a maioria das pessoas nem se que sonham que esse vídeo exista.

Eu na minha função de cidadão tenho o dever de divulgar e por ultimo uma informação bem interessante a respeito da Globo, é que existe uma lei no governo federal dizendo que os grandes veículos de comunicação devem ter programas destinados a cultura ou ditos programas educativos, só por isso que existe globo rural, globo cultura, telecurso e etc... Sendo que esses programas só passam as altas horas da madruga, se a lei não existisse iríamos ter novelas das 3 horas da madrugada, já que a função da globo é alienar e não informar, alias, ela não foi criada com esse propósito.

È importante busca conhecimentos em outras fontes como: livros, documentários, Internet e etc... È uma pena temos canais como TV cultura e não ser um canal de TV aberta...

Já temos a consciência que os políticos usam a TV como meio de alienação e manipulação, então ligue seu celebro, sua mente. Tenha senso critico acima de tudo!!!

Para quem quiser baixar o documentario acesse o link abaixo:

Muito alem do cidadão kane

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Sou do povo, mas não sou bobo

Político é tudo igual, só muda a casca da serpente. Acredito em qualquer um deles da mesma forma que acredito em Papai Noel, em duendes, em óvnis, no dízimo do pastor e por aí vai. Fazem do país um grande circo onde o palhaço... é o povo bobo, acomodado e domesticado com um saco de ração do lado do rabo. Cuidam do nosso suado e sofrido dinheirinho como se fosse deles. Se tá desse jeito, a culpa é de quem? Quem botou eles lá? A maioria se vende por saquinhos de leite , sacos de ração e cimento, caixas de cerveja... Depois tem que agüentar mais 4 anos e não vem reclamar!!! Dá licença. Anulo meu voto para não optar entre o pior e o menos pior (na política melhor, só o mais bonzinho que agrada até a oposição). Como é ano de eleição, já tem uns engravatados dando as caras nas vilas oferecendo ajudas e doando esperanças de montão! Prometem, prometem, prometem... O que eles querem com isso, além de seu voto? Nada! Pobre só tem valor, pra eles, em época de eleição. O cara não faz nada quando tá na gestão, a não ser chamar a polícia quando algum pagador de impostos vai reclamar na Prefeitura. Mas neste ano é diferente, já que é o povo sofrido e suado que os elege. Oferecem favores, que na verdade deveria ser chamados de obrigação (afinal, ele está sendo pago por isso e muito mais) e, com isso o povo esquece de tudo de ruim que eles fizeram. Êta povinho... Não desgruda a bunda gorda do sofá da sala; sabe de tudo o que acontece na novela das 9, no quintal do vizinho, mas não sabe o que acontece com ele mesmo em sua própria casa, cidade, Estado ou país. Sou do povo, mas, felizmente eu não faço parte dessa estatística.

Matéria interessantíssima sobre política, abaixo. Vale a pena ler.

"Políticos usam o dinheiro público como se fosse seu", diz Roberto Romano

Os 81 senadores da República ganharam um reforço. Sem alarde, a Mesa Diretora do Senado aprovou a contratação, sem concurso público, de mais 90 funcionários com salário de R$ 9.979,24 para trabalhar nos gabinetes dos parlamentares e também nas lideranças partidárias. Cada senador poderá empregar um novo funcionário ou, se achar melhor, dividir o salário entre os novos contratados. Quase R$ 1 milhão a mais de gastos para a Casa.
Professor titular de ética e filosofia política na Unicamp, Roberto Romano afirma que o país hoje vive uma situação 'interessante', com um regime que não é mais nem República, nem democracia. "A oligarquia está funcionando a pleno vapor", diz o filósofo, que cita o jurista francês Jean Bodin para explicar o que os parlamentares estão fazendo. "Bodin dizia que tirano é aquele que usa os bens dos governados como se fossem seus. Os políticos usam o dinheiro público como se fosse seu."
Sobre a operação da Polícia Federal que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito Celso Pitta e o investidor Naji Nahas, Romano contou que em encontro com o ministro-chefe da CGU conversaram sobre o aumento do combate à corrupção, mas que apesar dos esforços, não temos ainda estabelecido um mapa dela. "A imprensa, o Ministério Público, a polícia, descobrem diacronicamente escândalos, mas eles continuam a operar sincronicamente", analisa o filósofo. "Enquanto um está preso, o outro segue delinqüindo."
"Não existe mais fé pública no Brasil. Estamos à beira de uma catástrofe em termos de vida política nacional. A Polícia Federal tem feito um bom trabalho, chegado às fontes, mas tem sido prejudicada pela prepotência de alguns delegados. E a Justiça está dando muitas mancadas", conclui.Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/07/10/ult23u2521.jhtm

O poeta do RAP Nacional "GOG"

Bom, hoje estarei apresentando aqui um pouco sobre o maior poeta do Brasil..




Genival Oliveira Gonçalves nasceu na cidade satélite de Sobradinho no Distrito Federal no ano de 1965, quinze dias depois da chegada dos seus pais à Brasília. É o segundo de uma família de quatro irmãos.

Em 1973 muda-se para o Guará, onde reside até 1991. Essa Cidade será o cenário de acontecimentos que irão transformar de vez sua vida: Futebol, convívio com os primos mais velhos amantes da black music, os vinis e o 3 em 1 do seu pai, a formação do Grupo de Dança "Magrello's Pop Funk", que daria origem ao Grupo de rap "Os Magrello's, a iniciação no break, a chegada ao rap e a faculdade...

Adolescente, assiste a transição da Ditadura para o regime democrático, o surgimento do MST, do PT, e de outros movimentos sociais de base, bem como o retorno de exilados políticos e o fim da censura... Paralelo a isso era a época das ruas de lazer, do soul, do funk, das quadras e salões lotados. Na seqüência o break explode no mundo! Nas periferias brasileiras a palavra do momento é "Hip Hop".

Em meio a esse turbilhão de idéias e acontecimentos, que inclui a queda do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria, o Hip Hop Brasileiro vai se formando. Grupos como Thaíde e DJ Hum e Racionais Mc's arrebatam multidões com seus discursos e ritmos inflamados, apontando um novo rumo a juventude periférica brasileira.

Em Brasília, o Movimento cresce a cada dia, mesmo sem ter nenhum contato com os outros estados.

Genival adota o pseudônimo GOG e inicia sua carreira artística

A dupla paulista "Thaíde e DJ Hum" se apresenta no Distrito Federal pela primeira vez e inicia-se um intercâmbio entre os estados.É final dos anos 80.

No ano de 1990 GOG recebe o convite do DJ Leandronik para participar da coletânea "Rap Ataca", do Selo Kaskata's, e grava a música "A Vida", o que seria sua primeira gravação oficial.

Em 1992, GOG em parceria com o Selo de Rap Discovery lança o compilado "Peso Pesado" e seu nome passa a ser projeto pelo país.

Em 1993 GOG lança o Selo Independente "Só Balanço", para apresentar seus trabalhos e dar oportunidades a novos talentos, diante das dificuldades enfrentadas no mercado musical. O Primeiro projeto foi o LP "Vamos Apagá-los...Com o Nosso Raciocínio.", de sua autoria.

A Só Balanço a partir do ano de 1996 passa a ser Loja e futuramente estúdio de gravação, dentro do projeto de auto-gestão, que era o objetivo principal de sua criação. Por todo o Brasil, acontecem apresentações e suas músicas são executadas nas Rádios Oficiais e Comunitárias. As idéias e letras se propagam...

GOG é chamado de "Poeta do Rap Nacional."

De 1994 a 2OOO são lançados mais 4 discos: Dia a Dia da Periferia, Prepare-se!, Das Trevas à Luz e CPI da Favela. Várias músicas desses trabalhos tornam-se sucesso nas periferias do Brasil e têm vídeo clipes gravados, o caso de "Periferia Segue Sangrando" e "Matemática na Prática", recebe o "Prêmio Porte Ilegal" como melhor letrista do rap do pais, firmando ainda mais o nome GOG no cenário do Hip Hop Brasileiro.

A "Só Balanço" lança "GOG Convida", a primeira coletânea do DF e entorno, e "Familia G.O.G - Fábrica da Vida"cumprindo seu papel de ceder espaço para novos talentos e fortificar ainda mais o Movimento. Surgem os Grupos "A Família"e "Viela 17", dando uma dimensão ainda maior ao "QG da Revolução" .

O próximo trabalho, "Tarja Preta" é lançado em 2004 e recebe o "Prêmio Hutúz" de melhor disco do ano.

Em 2005 é convidado pela banda de reggae Natiruts a participar no CD "Nossa Missão". GOG e Alexandre, filhos do cerrado, apresentam ao público a excelente e comentada faixa "Quem Planta o Preconceito?", que tem vídeo clipe lançado. A parceria continuará em 2008 no novo CD do Grupo "A Família".

Em 2006, GOG é convidado a participar no "Acústico MTV-Lenine". Ele apresenta-se ao lado do Mestre da MPB interpretando a faixa "Eu e Lenine (A Ponte). Nesse mesmo ano, GOG grava o CD "Aviso às Gerações" que traz as participações do Cantador "Rapadura" e Lindomar "3L, que são aclamados como duas novas grandes revelações do Hip Hop Nacional.

Em 2007, GOG grava seu primeiro DVD - "Cartão Postal Bomba!" com lançamento previsto para março de 2008. Destacam-se as participações de Lenine, Maria Rita, Gerson King Combo, Paulo Diniz, Mascoty, Isaías Jr, Nego Dé, entre outros. O formato da apresentação inovador. GOG grava vários de seus sucessos acompanhado pela Banda "MPB Black" composta por Angel Duarte(Baixo, Paulinho(Bateria), Bruno(Guitarra Solo), Ariel Feitosa(Guitarra Base), Richelme Oliveira(Percussão), Ted(Teclados), Elen Oléria, Indiana Nomma e Kiko Sant'Ana(Violões e Backing Vocals)

Nesse mesmo ano, é gravado o vídeo clipe da faixa "Cavalo Sem Dono Selvagem" do CD "Aviso às Gerações" com participação de "Zumbi Rei". O cenário escolhido foi Diamantina, nas Minas Gerais. O objetivo é fortificar o Hip Hop pelo interior do país.

GOG recebe os prêmios "Hutúz" (4 categorias) pelo CD"Aviso às Gerações" e "Dom Quixote de La Perifa" que segundo a Cooperifa: "...é uma homenagem a umas cem pessoas importantes da periferia, e pessoas que ajudam a periferia a se transformar em um lugar melhor para viver".

Em dezembro lança o CD ao Vivo do DVD -"Cartão Postal Bomba!". O lançamento é feito com exclusividade pela internet através do site www.gograpnacional.com.br. GOG apresenta uma nova proposta de negociação, divulgação, distribuição, reforçando assim, a interação com o seu público e toda comunidade. É a Auto-Gestão em debate.

A aproximação com a literatura marginal e os movimentos culturais são essenciais para a sobrevivência do texto e do teor evolutivo do Hip Hop, segundo GOG, que estreita alianças com vários ativistas: Sérgio Vaz, Cooperifa, Férrez, 1daSul, Nelson Maka, Coletivo Blackitude, Alessandro Buzo, Suburbano Convicto e Sacolinha Graduado, entre vários outros. Os Movimentos Sociais também se aproximam: MST, MSTL, Ação Educativa passam a ser parceiros do dia a dia.

Por fim, veja esse video inedito do truta ai de cima:
Brasil com P